Estresse
- Rodrigo Avila Psicólogo

- 20 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de out.

O que é?
Resposta física e emocional quando o sujeito interpreta o ambiente como ameaçador ou desafiador. No Brasil se estima que em torno de 40 a 60 % da população sofra com estresse agudo em algum período do ano.
O contexto sociocultural é a causa da maior parte do estresse da população. As questões como trabalho, finanças, segurança, família, relacionamentos, entre outras, nunca foram tão complexas e demandantes como nos dias de hoje. Essa condição é fator determinante no aumento do estresse, e no desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade.
Quais os principais sintomas?
Sintomas físicos: dor de cabeça, tensão muscular, problemas digestivos, cansaço, alteração do sono; sintomas emocionais: irritabilidade, impaciência, ansiedade, tristeza, angustia; sintomas comportamentais: agressividade, conflito interpessoais, uso de álcool ou outras drogas, comer compulsivamente; sintomas cognitivos: dificuldade de concentração, memória prejudicada, sensação de que não vai dar conta, incapacidade.
Como tratar?
É fundamental ter momentos de lazer semanais, praticar atividade física, se alimentar e dormir bem. Organizar as demandas do cotidiano, ver o que é prioridade e como dar conta sem se sobrecarregar, abrindo mão do que não é uma necessidade. Muitas vezes as prioridades são muitas e não podem ser deixadas de lado como, cuidar dos filhos, trabalhar, estudar, etc. Nesses casos estratégias de enfrentamento podem diminuir o estresse, e impedir que se torne algo patológico. Um prognóstico de como resolver esse excesso de demandas a médio e longo prazo, também é importante ser feito. Quer saber mais? entre em contato!

