Ansiedade
- Rodrigo Avila Psicólogo

- 20 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out.
O que é ansiedade?

É uma emoção e um sentimento, que surge quando um perigo real ou imaginário é percebido pelo individuo. A ansiedade funciona como um mecanismo de preservação do ser humano, que a frente de situações perigosas precisa entrar em estado de alerta para conseguir sobreviver. Quando esse mecanismo fica desregulado podem se manifestar os transtornos de ansiedade. O uso excessivo de telas, redes sociais e internet contribuem para o aumento da ansiedade. As preocupações mais frequentes atualmente, que desencadeiam a ansiedade, são relacionadas a família, finanças, trabalho e doenças.
Quais os principais sintomas?
Quando a ansiedade se torna um problema ela pode causar: Preocupação excessiva,
inquietação, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, perturbação do sono, falta de ar, dor no peito, taquicardia, tortura, náusea, dor no estomago, tensão muscular, cansaço , tremores, sudorese, doenças na pele como dermatites, entre outros.
Como tratar?
A ansiedade faz parte da nossa vida e eventualmente todos nós teremos algum sintoma, a diferença entre a ansiedade normal e a patológica é o prejuízo que ela causa na vida do individuo. O primeiro passo é investigar se essa ansiedade é patológica ou normal, identificar a causa e montar o plano de ação.
Umas das técnicas mais utilizadas é a checagem de evidencias, onde filtramos os pensamentos para identificar possíveis excessos na avaliação do perigo real, e os recursos que temos para enfrentar a situação para que ela tenha um desfecho positivo. Também mudanças no padrão comportamental são essenciais, principalmente com a exposição a situações evitadas onde com o tempo a mente se habitua e diminui a ativação da ansiedade, em situações como falar em público por exemplo.
O pensamento por muitas vez distorce a realidade e essas distorções podem ser ativadores de ansiedade patológica, corrigi-los é essencial para o tratamento. Se pudéssemos resumir o tratamento dos transtornos de ansiedade seria avaliar o risco e o dano real que se está correndo, os recursos que temos para combater esse perigo e bota-los em pratica, e a aceitação das situações que não podemos mudar.
Reguladores de ansiedade também são utilizados, para estabilizar e acalmar o paciente. Respiração diafragmática, mindfulness, técnica da distração, atividade física, servem para tranquilizar e relaxar.
Lembrando que os transtornos de ansiedade podem ser os mais variados como, Transtorno de Ansiedade Generalizado, Fobia, Transtorno do Pânico, TOC, entre outros. Cada transtorno tem suas peculiaridades e um modo de tratamento especifico. Quer saber mais? Então entre em contato!

